Arquitetura Parasita: quinta orientação

   Novo projeto juntamente com reflexão sugerida pelo professor



 Depois de ouvir discussões de diversos trabalhos em sala de aula, me vieram reflexões sobre a ideia inicial que eu já havia feito e decidi fazer algumas mudanças.

   Inicialmente, o anexo partia diretamente do meu quarto. Tendo em vista o capítulo de Hertzberger, que discute a relação de "público e privado", decidi fazer uma mudança na entrada do anexo. Como ele fazia parte do meu quarto, haveria uma modificação e em certos momentos, até uma limitação no uso do anexo. Tendo em vista o texto, é notório que em diversos momentos a minha privacidade não seria mais a mesma, levando em conta que todos que fossem usar o anexo, passariam por dentro do quarto. E não somente nesse sentido teriam mudanças. Além disso, aquele que em algum momento necessita do espaço, pensariam duas vezes antes de usá-lo, já que poderiam ter medo de incomodar ou interferir em um lugar tão íntimo.

   Outro ponto muito discutido pelo professor, foi as funções e utilidades diversas do espaço pensado (polivalência). Tendo isso em mente, decidi desconstruir o formato simples e pobre que anteriormente havia pensado. Com isso, refleti sobre algumas ideias que ajudariam no dia a dia e que mudariam a forma de uso da casa.

*Escada

   Começando pela escada. Decidi fazer uma escada que pudesse ser usada de diferentes formas. Com ela é possível ter acesso e sair da casa, subir para o terraço ou descer dele e também, usá-la para se sentar enquanto ela estiver elevada. Assim, ela ficaria integrada de certa maneira, ao ambiente interno do anexo. Além disso, ela seria mais usada para subir ao terraço, por ser mais próxima aos cômodos que são mais usados e que normalmente estão os moradores.


*Escorregador

   O escorregador, inicialmente, foi pensado para ser menor e para que as roupas tiradas do varal, no terraço, fossem jogadas nele e assim elas escorregariam até um cesto,no anexo. Entretanto, acabei fazendo o escorregador para que os moradores também pudessem descer por ele, proporcionando um pouco de diversão.


*Teto

   O teto que se abre, já era uma ideia pensada no projeto inicial. Com ele é possível ter um espaço mais arejado, além de suprir com uma importante necessidade da casa, um lugar "aberto". Sendo assim, a noite é possível que esse espaço seja usado para jogar e conversar enquanto se observa o céu.


*Forma

   Decidi muda-lo pelo fato de anteriormente, ele ser um simples reflexo de uma varanda modificada. A forma quadrada, nós levava a pensar em um cômodo comum anexado a casa. Com o novo formato, é possível ter uma boa observação da área externa em todos ângulos. Além disso a angulação e o design das janelas foi pensado para melhor privacidade nos quartos, já que nas laterias do anexo seria possível ter visão da parte interna dos quartos pelas janelas deles. Ademais, o formato dela podem ser usados, na parte interna, para se sentar ou deitar.


Fotos maquete:























Comentários